TIPOS DE CONHECIMENTO
CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM
É um conhecimento que existe desde a época dos homens das
cavernas. É um conhecimento passado de geração em geração, e que, de certa
forma, deu origem a todos os outros tipos de conhecimento. A grande maioria dos
fatos do nosso cotidiano atual tiveram origem no senso comum, e muitas vezes,
por mero acaso. A descoberta do fogo, por exemplo, foi um dos maiores saltos
tecnológicos experimentados pelos homens daquela época. O homem deve ter
conhecido o fogo por acaso, mas a partir do momento que dominou a arte fazer o
fogo, passou a ter, pela primeira vez, uma possibilidade de dominar a natureza.
Existem certas práticas derivadas do conhecimento popular
que foram passadas de geração em geração, mas que não possuem respaldo
científico. Por exemplo, as superstições: não comer mangas à noite e nem
mistura-las com leite; não deixar o noivo ver sua amada vestida de noiva antes
do casamento; não passar debaixo de escadas; colocar uma vassoura Disciplina:
Metodologia Científica Autor: Carlos José Giudice dos Santos
www.oficinadapesquisa.com.br 3 virada atrás da porta para espantar uma visita
chata etc. Os ditos populares, expressões do conhecimento popular, não ferem a
credibilidade do senso comum, pois não é imputado a esse tipo de conhecimento a
obrigatoriedade de se verificar a sua validade de maneira sistematizada.
CONHECIMENTO RELIGIOSO
O conhecimento religioso talvez seja tão antigo quanto o
conhecimento popular. Faz parte da característica humana buscar explicações
para suas dúvidas. Por exemplo, ter a noção de que a fumaça indica a presença
de fogo na mata admite uma explicação natural. Em outras palavras, se existe
fumaça, com certeza há algo queimando. Entretanto, pode ter havido muitos casos
em que o homem antigo deve ter se perguntado sobre o porquê de determinado
fenômeno (por exemplo, o que é, e porque ocorre um eclipse lunar) e não tenha
conseguido uma explicação natural. Assim, surgia então uma explicação
sobrenatural, um mito, que teria a função de tranqüilizar o homem, porque esse
mito forneceria a explicação necessária para a sua dúvida.
A função do conhecimento religioso é, como em qualquer tipo
de conhecimento, o de fornecer respostas para nossas perguntas. Neste caso, não
são perguntas científicas, mas perguntas relacionadas às nossas dúvidas
existenciais, aos nossos anseios, destinos e laços que nos remetem a uma
entidade superior.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Ao se estudar a história do nascimento da filosofia, que
influenciou todo o pensamento ocidental, é comum dividirmos essa história em
duas: antes de Sócrates (os pensadores pré-socráticos) e depois de Sócrates
(representados pelo três grandes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles).
Filosofia e Ciência são irmãs: nasceram no mesmo local
(Grécia), mesma época (aproximadamente seis séculos antes de Cristo) e com o
mesmo objetivo: a busca da verdade. Ambas buscam uma sistematização do
conhecimento. As duas caminharam praticamente juntas desde o nascimento até o
final do século XIX, quando houve uma cisão mais definitiva entre as duas
devido ao Positivismo. As perguntas que a Filosofia tenta responder são
diferentes daquelas que a Ciência consegue responder. Enquanto a Ciência é
fortemente baseada em fatos, tentando estabelecer leis e padrões, a Filosofia é
especulativa, baseada principalmente na argumentação. Perguntas como “Porque um
corpo cai?” ou “Porque alguém morre?” ou ainda “Como prolongar a vida?” são
objetos de estudo da Ciência. Perguntas como “Existe alma?” ou “Se as almas
existem, como se ligam ao corpo” ou ainda “Até que ponto a eutanásia é um
procedimento ético” são objetos de estudo da Filosofia.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
De acordo com Matallo Júnior (1989), o conhecimento
científico começa a partir do momento em que as explicações saem do campo da
opinião (eu acho que) e entram no mundo do método da ciência (eu sei que). O
senso comum é um conjunto de informações não sistematizadas, fragmentadas. A
partir do momento em que essas informações começam a ser justificadas por meio
de argumentos aceitáveis, o senso comum começa a evoluir em direção à ciência.
Em outras palavras, o senso comum trabalha com o juízo de valor, com o
subjetivo. Assim, não há como determinar se uma opinião é boa ou má, verdadeira
ou falsa. O desenvolvimento científico leva esses comportamentos informais a um
formalismo, um padrão aceitável pela maioria como verdade. Assim, a ciência
pode ser definida como um conjunto de proposições coerentes, objetivas e
desprovidas (até certo ponto) de valorações (MATALLO JÙNIOR, 1989). O mesmo
autor nos ensina que o conhecimento científico tem início em problemas que
visam solucionar questões práticas ou explicar irregularidades em padrões da
natureza. Esses problemas criam teorias que devem ser validadas por um programa
investigativo de pesquisa. Tais programas visam determinar leis que explicam e
permitem fazer previsões (nem sempre infalíveis).
A ciência é extremamente rigorosa em suas proposições, que,
por sua vez, são fortemente baseada em fatos verdadeiros. Surge aqui uma
dúvida: o que é a verdade? É aquilo que podemos ver, ou aquilo que podemos
comprovar? E como podemos comprovar e saber que algo é verdade? Vamos juntos
tentar achar respostas para essa pergunta.
Marconi e Lakatos (2008) nos ensinam que o conhecimento
científico é basicamente factual (baseado em fatos), mas também pode ser
racional e formalizado (caso da Lógica e da Matemática). A ciência factual
distingue dois tipos de fatos: os fatos naturais (que deram origem às ciências
exatas, biológicas, da terra e da saúde) e os fatos sociais (que deram origem
às ciências humanas, tais como a Sociologia, a Antropologia, o Direito, a
Economia, a Psicologia, a Educação, a Política etc).
ATIVIDADE1) Diga qual é o tipo de conhecimento que cada afirmativa abaixo corresponde:
a. Conhecimento que se apóia em doutrinas que contêm proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural. Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis. ______________________________________
b. Conhecimento transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal. ____________________________________
c. Conhecimento que procura responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência. ____________________
d. Conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos.Visa explicar por que e como os fenômenos ocorrem. _______________________________________
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