TIPOS DE CONHECIMENTO


CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM

É um conhecimento que existe desde a época dos homens das cavernas. É um conhecimento passado de geração em geração, e que, de certa forma, deu origem a todos os outros tipos de conhecimento. A grande maioria dos fatos do nosso cotidiano atual tiveram origem no senso comum, e muitas vezes, por mero acaso. A descoberta do fogo, por exemplo, foi um dos maiores saltos tecnológicos experimentados pelos homens daquela época. O homem deve ter conhecido o fogo por acaso, mas a partir do momento que dominou a arte fazer o fogo, passou a ter, pela primeira vez, uma possibilidade de dominar a natureza.
Existem certas práticas derivadas do conhecimento popular que foram passadas de geração em geração, mas que não possuem respaldo científico. Por exemplo, as superstições: não comer mangas à noite e nem mistura-las com leite; não deixar o noivo ver sua amada vestida de noiva antes do casamento; não passar debaixo de escadas; colocar uma vassoura Disciplina: Metodologia Científica Autor: Carlos José Giudice dos Santos www.oficinadapesquisa.com.br 3 virada atrás da porta para espantar uma visita chata etc. Os ditos populares, expressões do conhecimento popular, não ferem a credibilidade do senso comum, pois não é imputado a esse tipo de conhecimento a obrigatoriedade de se verificar a sua validade de maneira sistematizada.

CONHECIMENTO RELIGIOSO

O conhecimento religioso talvez seja tão antigo quanto o conhecimento popular. Faz parte da característica humana buscar explicações para suas dúvidas. Por exemplo, ter a noção de que a fumaça indica a presença de fogo na mata admite uma explicação natural. Em outras palavras, se existe fumaça, com certeza há algo queimando. Entretanto, pode ter havido muitos casos em que o homem antigo deve ter se perguntado sobre o porquê de determinado fenômeno (por exemplo, o que é, e porque ocorre um eclipse lunar) e não tenha conseguido uma explicação natural. Assim, surgia então uma explicação sobrenatural, um mito, que teria a função de tranqüilizar o homem, porque esse mito forneceria a explicação necessária para a sua dúvida.
A função do conhecimento religioso é, como em qualquer tipo de conhecimento, o de fornecer respostas para nossas perguntas. Neste caso, não são perguntas científicas, mas perguntas relacionadas às nossas dúvidas existenciais, aos nossos anseios, destinos e laços que nos remetem a uma entidade superior.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Ao se estudar a história do nascimento da filosofia, que influenciou todo o pensamento ocidental, é comum dividirmos essa história em duas: antes de Sócrates (os pensadores pré-socráticos) e depois de Sócrates (representados pelo três grandes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles).
Filosofia e Ciência são irmãs: nasceram no mesmo local (Grécia), mesma época (aproximadamente seis séculos antes de Cristo) e com o mesmo objetivo: a busca da verdade. Ambas buscam uma sistematização do conhecimento. As duas caminharam praticamente juntas desde o nascimento até o final do século XIX, quando houve uma cisão mais definitiva entre as duas devido ao Positivismo. As perguntas que a Filosofia tenta responder são diferentes daquelas que a Ciência consegue responder. Enquanto a Ciência é fortemente baseada em fatos, tentando estabelecer leis e padrões, a Filosofia é especulativa, baseada principalmente na argumentação. Perguntas como “Porque um corpo cai?” ou “Porque alguém morre?” ou ainda “Como prolongar a vida?” são objetos de estudo da Ciência. Perguntas como “Existe alma?” ou “Se as almas existem, como se ligam ao corpo” ou ainda “Até que ponto a eutanásia é um procedimento ético” são objetos de estudo da Filosofia.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

De acordo com Matallo Júnior (1989), o conhecimento científico começa a partir do momento em que as explicações saem do campo da opinião (eu acho que) e entram no mundo do método da ciência (eu sei que). O senso comum é um conjunto de informações não sistematizadas, fragmentadas. A partir do momento em que essas informações começam a ser justificadas por meio de argumentos aceitáveis, o senso comum começa a evoluir em direção à ciência. Em outras palavras, o senso comum trabalha com o juízo de valor, com o subjetivo. Assim, não há como determinar se uma opinião é boa ou má, verdadeira ou falsa. O desenvolvimento científico leva esses comportamentos informais a um formalismo, um padrão aceitável pela maioria como verdade. Assim, a ciência pode ser definida como um conjunto de proposições coerentes, objetivas e desprovidas (até certo ponto) de valorações (MATALLO JÙNIOR, 1989). O mesmo autor nos ensina que o conhecimento científico tem início em problemas que visam solucionar questões práticas ou explicar irregularidades em padrões da natureza. Esses problemas criam teorias que devem ser validadas por um programa investigativo de pesquisa. Tais programas visam determinar leis que explicam e permitem fazer previsões (nem sempre infalíveis).
A ciência é extremamente rigorosa em suas proposições, que, por sua vez, são fortemente baseada em fatos verdadeiros. Surge aqui uma dúvida: o que é a verdade? É aquilo que podemos ver, ou aquilo que podemos comprovar? E como podemos comprovar e saber que algo é verdade? Vamos juntos tentar achar respostas para essa pergunta.
Marconi e Lakatos (2008) nos ensinam que o conhecimento científico é basicamente factual (baseado em fatos), mas também pode ser racional e formalizado (caso da Lógica e da Matemática). A ciência factual distingue dois tipos de fatos: os fatos naturais (que deram origem às ciências exatas, biológicas, da terra e da saúde) e os fatos sociais (que deram origem às ciências humanas, tais como a Sociologia, a Antropologia, o Direito, a Economia, a Psicologia, a Educação, a Política etc).



ATIVIDADE
1) Diga qual é o tipo de conhecimento que cada afirmativa abaixo corresponde:
a. Conhecimento que se apóia em doutrinas que contêm proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural. Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis. ______________________________________
b. Conhecimento transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal. ____________________________________
c. Conhecimento que procura responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência. ____________________
d. Conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos.Visa explicar por que e como os fenômenos ocorrem. _______________________________________



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